Maio Amarelo e alerta para os perigos do manuseio do telefone enquanto se dirige

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Prefeitura de Joinville lança campanha educativa

Sob o lema "Ou você olha pra frente, ou não vê mais nada", a iniciativa visa alertar os condutores e pedestres sobre os riscos associados ao uso do aparelho enquanto se deslocam pelas vias.

Conforme estipulado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), manusear o telefone celular enquanto dirige é considerado uma infração gravíssima. No Brasil, essa prática acarreta uma multa de R$293,47 e a adição de sete pontos na carteira de habilitação.

Segundo o Departamento de Trânsito (Detrans) de Joinville, o uso do celular é um dos quatro principais problemas enfrentados no trânsito da cidade, juntamente com a falta de equipamentos de segurança, como cinto de segurança e capacete; o excesso de velocidade; e a combinação de álcool e direção.

Melissa Puertas, gerente da Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), destaca que a criação da campanha se deve ao aumento dos casos de uso de celular entre os diversos usuários das vias, incluindo pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores em geral.

"O uso do celular representa um risco para todos os usuários, pois nos desconecta do ambiente em que deveríamos estar. Ele desvia nossa atenção, colocando em perigo a segurança de todos", alerta Melissa.

Para enfatizar os perigos do uso do celular, a Eptran realiza ações de conscientização direcionadas a diversos públicos, incluindo crianças, por meio de projetos como "Trânsito e Cidadania" e "Criança Atenta".

Melissa ressalta: "Nossos trabalhos com as crianças enfatizam que não se deve usar o celular enquanto se dirige. Inclusive, na cartilha que elas recebem, há várias informações sobre esse assunto".

Em relação à orientação principal sobre o uso do celular, ela reforça: "Nossa recomendação é que não se utilize celular e fone de ouvido, pois eles nos desconectam do trânsito, onde nossa atenção deve estar voltada, seja como pedestres, ciclistas, passageiros ou condutores".

A campanha educativa foi desenvolvida em colaboração entre o Departamento de Trânsito e a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville e será veiculada em veículos de imprensa e redes sociais municipais.

Mais 626 vagas em CEIs municipais são abertas Anterior

Mais 626 vagas em CEIs municipais são abertas

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal Próximo

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal

Deixe seu comentário